Banguecoque, 20 dez (Lusa) -- A polícia da Indonésia deteve seis alegados 'jihadistas' que estariam a planear um atentado à bomba 'iminente' no país, onde as autoridades elevaram o alerta por ameaça terrorista, informou hoje a imprensa local.
A unidade antiterrorista da Indonésia, Densus 88, apreendeu material para fabricar explosivos, mapas de Jacarta e propaganda 'jihadista' a um dos detidos, suspeito de liderar um plano de atentados durante as festividades do Natal e Ano Novo.
"De momento temos seis indivíduos detidos em conexão com um plano para atacar em Java e Sumatra (...) Formavam um grupo diversificado influenciado pelo Estado Islâmico", disse uma fonte desta unidade especial ao diário The Jakarta Globe.
As autoridades indonésias elevaram esta semana o alerta por risco de atentado durante as festividades do Natal e Ano Novo e reforçaram a segurança junto às igrejas do país.
Também aumentaram a vigilância de vários indonésios repatriados recentemente depois de terem sido detidos no Médio Oriente, após tentarem, sem êxito, juntar-se ao Estado Islâmico na Síria e Iraque.
A Indonésia, a nação com mais muçulmanos do mundo, comunidade que representa 88% dos 250 milhões de habitantes, não dispõe de nenhuma norma que impeça os seus cidadãos de juntar-se a grupos radicais no estrangeiro.
FV // FV.