Sydney, Austrália, 04 abr (Lusa) -- Mais de uma centena de pessoas protestaram hoje em Brisbane, capital do estado de Queensland, contra o projeto mineiro Carmichael, da empresa indiana Adani, que será a maior mina de carvão da Austrália, segundo a imprensa local.
Os manifestantes concentraram-se em frente ao Parlamento do estado, no nordeste do país, num protesto para proteger a Grande Barreira de Coral do impacto do desenvolvimento daquela mina.
Os manifestantes insistiram que a luta contra este projeto não terminou e que ainda estão pendentes dois processos judiciais contra o projeto apresentados por ecologistas e indígenas, segundo a agência local AAP.
O governo do estado australiano de Queensland atribuiu no domingo as licenças de exploração relativas ao controverso projeto mineiro do grupo indiano Adani, criticado pelo potencial impacto na Grande Barreira de Coral, classificada pela UNESCO como Património Mundial.
O grupo indiano afirmou, no entanto, que vai esperar pelos recursos judiciais interpostos contra o projeto Carmichael antes do financiamento definitivo.
O governo do estado de Queensland anunciou que três licenças de exploração -- envolvendo 11 mil milhões de toneladas de carvão -- foram acordadas para este projeto avaliado em 21,7 mil milhões de dólares australianos (14,6 mil milhões de euros).
FV (DM) // FV.