Díli, 03 mar (Lusa) - O governador-geral australiano garantiu hoje que a Austrália está empenhada em colaborar com Timor-Leste em vários setores, mas não referiu, num discurso no parlamento timorense, o tema das fronteiras marítimas, o mais complexo da relação bilateral.
Peter Cosgrove, que foi recebido numa sessão solene do Parlamento Nacional, no segundo de três dias de visita a Timor-Leste, ouviu críticas de todas as bancadas à recusa de Camberra negociar com Díli uma delimitação definitiva das fronteiras.
Ainda assim, e depois de ouvir as críticas, Cosgrove não fez qualquer referência à polémica, tocando na questão petrolífera apenas para se referir ao Fundo Petrolífero criado pelas autoridades timorenses com receitas do Mar de Timor.
"Somos vizinhos. Mas mais do que isso, somos amigos. Não é sempre fácil. Há questões para discutir e como amigos temos as nossas diferenças. Perante as diferenças, a Austrália quer centrar-se no caminho para o futuro. Construir sobre as nossas fortalezas, ultrapassar obstáculos", disse.
"A Austrália é um país justo e pragmático. Continuaremos a procurar soluções justas e pragmáticas para resolver as nossas diferenças. Os nossos elos continuam a ser fortes e profundos. Seremos sempre importantes um para o outro", afirmou, num discurso em que se referiu aos vários programas de cooperação que a Austrália mantém com Timor-Leste (em áreas como saúde, agricultura e educação), mas em que nem sequer mencionou o tema que mais está a condicionar o relacionamento bilateral, suscitando protestos nos dois países.
Todas as bancadas se tinham referido predominantemente a esse assunto, tecendo críticas a Camberra.
Noutros âmbitosm Cosgrove destacou a sua "ligação muito profunda" a Timor-Leste desde 1999, quando, à chegada ao país, testemunhou "o espírito e coragem dos timorenses" que, perante a devastação e o sofrimento, responderam com "esperança e determinação".
"Vejo um país a crescer para a maturidade. Um país independente e orgulhoso que alcançou tanto. Que no palco global é respeitado e o seu contributo valorizado", afirmou Cosgrove.
"Este é um país jovem e vibrante. Muitos do vosso povo não tem mais do que a idade do país. E é a vossa juventude que é o vosso maior ativo", afirmou.
O presidente do Parlamento Nacional, Vicente da Silva Guterres, sublinhou o apoio dado pela Austrália desde a independência, com uma relação bilateral "de conquistas, mas também de desafios, que exigem uma relação de apoio mútuo".
"Atualmente, os nossos países deparam-se com mais um desafio, que reclama uma resolução urgente. É minha convicção que juntos saberemos honrar esse desafio. É minha convicção que juntos encontraremos as soluções equilibradas, justas e dignas, no respeito pelos direitos que a cada um assistem, de harmonia com os ditames do direito internacional", afirmou.
"Este é o caminho a seguir em prol do progresso e desenvolvimento dos nossos povos, e será, ao mesmo tempo, um importante exemplo e contributo para a região", sublinhou.
Cosgrove tem ainda encontros com o Governo e com o Presidente da República, com quem já esteve hoje de manhã, participando à tarde na Conferência Nacional de Veteranos.
ASP // MP