Hong Kong, China, 20 jan (Lusa) -- O dólar de Hong Kong, a que está indexada a moeda de Macau, estava a cair hoje, pelo quinto dia consecutivo, tocando o seu nível mais baixo desde agosto de 2007.
A queda do principal índice da bolsa de Hong Kong -- nas transações da manhã o Hang Seng afundava 3,28% --, a fragilidade da economia e a subida das taxas de juro dos Estados Unidos são as principais razões para a desvalorização, de acordo com o jornal South China Morning Post.
A moeda caiu 0,79% nos últimos cinco dias, segundo o mesmo jornal, estando a ser negociada ao nível mais baixo desde o início da crise do 'subprime'.
Hoje um dólar norte-americano chegou a valer 7.8226 dólares de Hong Kong.
A moeda de Macau, a pataca, encontra-se indexada ao dólar de Hong Kong que, por sua vez, está indexada ao dólar norte-americano.
Em abril de 2015, o Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou que a indexação cambial da pataca ao dólar de Hong Kong, e indiretamente ao dólar norte-americano, é o "regime mais apropriado" a Macau.
A Autoridade Monetária de Macau reafirmou, na altura, que a indexação tem "resultados positivos", recusando qualquer cenário de mudança.
A indexação da pataca ao dólar de Hong Kong não é, contudo, consensual.
O economista Albano Martins, por exemplo, defendeu, em ocasiões anteriores, à agência Lusa, que Executivo "está fortemente limitado" na sua política monetária precisamente devido à indexação indireta da pataca ao dólar norte-americano.
DM (JCS) // MP