Macau, China, 13 nov (Lusa) -- O secretário para a Economia e Finanças de Macau anunciou hoje que o magistrado Paulo Chan vai liderar, a partir de dezembro, a Direção de Inspeção e Coordenação de Jogos, substituindo Manuel Neves, que pediu aposentação no mês passado.
"Vamos, através de comissão de serviço, [nomear] o procurador adjunto Paulo Martins Chan para diretor da Inspeção de Jogos. Queria anunciar-vos essa informação", disse Lionel Leong, duas semanas depois de essa possibilidade ter sido avançada pelo canal em português da televisão pública de Macau, TDM.
O secretário sublinhou que foi Manuel Neves quem "sugeriu a aposentação" e explicou que Paulo Chan foi escolhido pelos seus "conhecimentos jurídicos e capacidade linguística", tendo em consideração "as novas exigências para o cargo".
As licenças dos casinos vão ser renovadas entre 2020 e 2022, antecedidas de uma revisão intercalar.
Paulo Chan é atualmente procurador adjunto, dominando o chinês e o português.
Em 2014 representou o Ministério Público em casos conexos ao do ex-secretário Ao Man Long, condenado por corrupção, incluindo o chamado "caso La Scala", que julgou e condenou empresários por terem pagado subornos ao antigo dirigente, incluindo os magnatas de Hong Kong Joseph Lau e Steven Lo.
"O seu passado e a sua experiência sempre foram o que tivemos em consideração"", disse hoje Lionel Leong, quando foi questionado sobre o "simbolismo" desta escolha.
ISG // VM