O Dia das Nações Unidas marca o aniversário da entrada em vigor da Carta da ONU
Em 1945, com a ratificação desse documento de fundação pela maioria dos seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, é criada a maior organização internacional do mundo.
"A ONU trabalha para toda a família humana de sete bilhões de pessoas, e cuida da terra, que é a nossa única casa", disse Ban Ki-moon na sua mensagem. E em 1971, a Assembleia Geral das Nações Unidas recomendou que o dia devia ser observado pelos Estados-Membros como um feriado público.
Timor-Leste tornou-se o 191º membro da ONU em 2002.
Este ano, para celebrar este dia, realizam-se os seguintes eventos:
Dia 23 de Outubro - Concerto do Dia da ONU na Assembleia das Nações Unidas. Um concerto para celebrar e reflectir sobre o trabalho da ONU através da linguagem universal da música, com Orquestra de Música Tradicional Coreano, Lang Lang, mundialmente famoso Coro Harlem Gospel, etc.
Dia 24 de Outubro - 'Turn the World UN Blue' Todos os monumentos emblemáticos, edifícios, estátuas e pontes de todo o mundo serão iluminados em azul para ajudar a unir a população mundial e para promover a paz, o desenvolvimento e direitos humanos. Pode partilhar as suas imagens "choose blue" nas redes sociais usando hashtag # UN70 e #UNBlue.
Neste mesmo dia, o artista Cristobal Gabarron vai apresentar o resultado do seu trabalho no Central Park de Nova Iorque, "Enlightened Universe". É uma escultura interactiva constituída por uma esfera e rodeado por uma espiral de 70 figuras - um para cada ano dos 70 anos desde a criação da ONU.
Mais informações sobre este dia em UN70
@ SAPO Timor-Leste