Macau, China, 23 out (Lusa) -- A taxa de inflação em Macau atingiu os 5,08% nos 12 meses terminados em setembro e em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, indicam dados oficiais hoje divulgados.
De acordo com a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC), os maiores crescimentos verificaram-se nos índices de preços das secções de habitação e combustíveis (+9,91%), bebidas alcoólicas e tabaco (+8,33%), saúde (+5,62%) e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (+5,30%).
Em agosto, a taxa de inflação nos 12 meses anteriores, face ao período homólogo, havia-se fixado nos 5,21% devido ao aumento dos preços em secções como a "habitação e combustíveis".
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) de setembro subiu 4,23% face ao mesmo mês de 2014, num aumento que ficou a dever-se principalmente à subida das rendas de casa e dos preços das refeições adquiridas fora de casa, segundo indica a DSEC em comunicado.
Face ao terceiro trimestre do ano, a subida foi na ordem dos 4,54%, enquanto no cômputo dos primeiros nove meses do ano -- comparativamente ao período homólogo de 2014 -- o IPC cresceu 4,79%.
O IPC geral permite conhecer a influência da variação de preços na generalidade das famílias de Macau.
DM // VM