As mesas de voto abriram às 8h00 e assim se manterão até às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, as urnas abrem e fecham uma hora mais tarde, devido à diferença horária.
Portugal vota hoje em eleições legislativas, para a eleição dos deputados À Assembleia da Repúblcia, de onde emanará o próximo Governo.
De acordo com dados da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna há mais de 9,5 milhões de eleitores inscritos - 9.682.369.
As mesas de voto abriram às 8h00 e assim se manterão até às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, as urnas abrem e fecham uma hora mais tarde, devido à diferença horária.
Nestas eleições para a XIII Legislatura, concorrem 16 forças políticas, das quais três são coligações e as restantes 13 partidos.
Nas coligações, contam-se a Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta PCP e PEV, a coligação Portugal à Frente, com PSD e CDS-PP, e a coligação Agir, que alia o Movimento Alternativa Socialista (MAS) ao Partido Trabalhista Português (PTP).
Os partidos políticos são: Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Livre/Tempo de Avançar, Juntos pelo Povo (JPP), Nós, Cidadãos! (NC), Portugal pro vida, Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Unitário dos Reformados Portugueses (PURP), Partido Popular Monárquico (PPM) e Pessoas-Animais-Natureza (PAN).
A 14 de outubro ,serão contados os votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que elegem quatro deputados. Após o apuramento destes dois círculos, fica fechado o apuramento geral dos resultados das legislativas.
Para obter uma maioria absoluta, um partido ou uma coligação precisa somar 116 do total de 230 deputados.
Segundo a Constituição da República Portuguesa, "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".
Nas últimas legislativas, em 2011, o PSD venceu as eleições com 38,66% dos votos (108 deputados), o PS foi a segunda força mais votada, com 28,05% (74 deputados), seguindo-se o CDS-PP, com 11,71% (24 deputados), a CDU, com 7,90% (16 deputados) e o BE, com 5,17% (8 deputados).
A abstenção situou-se nos 41,1%, a mais elevada de sempre registada em legislativas.
Renascença – foto António Cotrim/Lusa