Díli, 08 set (Lusa) - A Ordem de Malta deverá ter a funcionar a partir de abril de 2016 uma nova clínica médica com capacidade para entre 200 e 300 pacientes por dia ao lado do maior centro comercial de Díli, o Timor Plaza.
A organização explica ter alcançado um acordo com os proprietários do centro comercial que aceitaram ceder o espaço para a clinica sem qualquer custo de aluguer durante nove anos, num novo edifício que está a ser construído.
Segundo explica a Ordem de Malta na sua página online, a construção está a decorrer como previsto e as obras deverão estar concluídas, para a abertura, em abril de 2016.
"A clínica e os seus serviços foram desenhados de acordo com as melhoras práticas e padrões médicos australianos e seguindo os critérios do Royal Australian College of General Practitioners", explica.
"Os serviços serão gratuitos para quem não os puder pagar", sublinha.
Gerida e financiada pela Ordem de Malta a clínica terá três salas principais de consultas - onde deverão ser atendidos entre 200 e 300 pacientes por dia - estando previsto um programa de formação para médicos e enfermeiros timorenses.
Está atualmente a decorrer uma campanha de angariação de fundos para o projeto e um processo de recrutamento de voluntários.
O Timor Plaza tem já a funcionar uma pequena clínica privada, de capital português, que está também em fase de ampliação que deverá estar concluída nos próximos meses.
ASP // JCS