Macau, China, 26 jun (Lusa) - A Companhia de Eletricidade de Macau, participada da EDP, lançou um concurso para fornecimento de 341 postes de iluminação pública que passará a utilizar diodos emissores de luz (LED) em detrimento das lâmpadas de vapor de sódio.
Dados fornecidos à agência Lusa pelo concessionário de serviço público de produção e distribuição de eletricidade em Macau indicam que o concurso prevê a entrega de postes que irão receber as luminárias LED, que serão instaladas na zona dos Novos Aterros do Porto Exterior (NAPE) até ao final do ano.
A tecnologia LED permite, segundo a própria empresa, um gasto de cerca de um décimo da energia das lâmpadas convencionais, além de possuírem uma duração 40 vezes superior.
Macau tem instalados nas ruas cerca de 16.600 postes de iluminação e cerca de 2.000 postes - nomeadamente em zonas novas como o polo de habitação pública em Seac Pai Van , na ilha de Coloane - já possuem iluminação LED.
Os restantes postes que ainda utilizam lâmpadas de vapor de sódio serão gradualmente substituídos pela Companhia de Eletricidade de Macau.
JCS // VM