DÍLI - O deputado de bancada do Partido Democrático, João Adriano, solicitou ao governo para acelerar o plano de desenvolvimento regional integrado.
“Nós também estamos a preparar para aderir ao ASEAN. Por isso, nós temos de abrir a nossa porta para que os investidores de outras nações possam entrar, sendo uma boa oportunidade também para podermos ganhar experiências de outras nações, mas esta chave, a parte do governo tem de acelerar o plano de trilateral,” disse o membro do parlamento que trata o assunto de Económia, João Adriano, ao TP, sexta-feira, (21/08) no Museu da Resistência.
Este deputado do Bloco da Coligação considerou, o plano que foi tratado pelo Ex-ministro do Desenvolvimento e Economia como um plano para perfumar o nome de Timor-Leste nos níveis internacionais.
Mesmo assim, ele também pediu ao governo para elaborar um bom tratado antes de estabelecer este plano de desenvolvimento regional integrado em Timor-Leste, Indonésia e Austrália.
“Estes planos temos de os preparar antes de estabelecer esta agência. Se não nos preparamos não iremos usufruir benefícios deste plano , uma vez que estas duas nações já têm muitas experiências, nós ainda estamos a começar. Por isso, nós temos de ver por estes aspetos,” afirmou João.
Portanto, o Programa de Zona Exclusiva Económia Social de Mercado (ZEESM) e o plano de trilateral irão transformar Timor-Leste numa nação desenvolvida no futuro.
Esta previsão foi relatada pelo Ex-ministro do Desenvolvimento e Economia, João Gonçalves, que o futuro de Timor-Leste está na implementação do programa de ZEESM, o plano de trilateral incluindo a descentralização de Municípios.
De acordo com ele, estes três pilares são chaves importantes nos processos de desenvolvimento que atualmente estão em curso.
O programa de ZEESM é liderado pelo Ex-primeiro-Ministro Marí Alkatiri e o plano trilateral entre Timor-Leste, Indonésia e Austrália vai ser liderado por João Gonçalves como Chefe da Missão.
No entanto, a descentralização dos Municípios ainda está a ser discutida pelo Governo para elaboração de um decreto-lei que regule os municípios no futuro.(vas)