Lisboa, 25 jun (Lusa) -- O secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, defendeu hoje a cooperação e a dinamização empresarial no setor da energia, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
"Estamos numa fase da nossa vida e dos nossos países onde há que aproveitar as oportunidades relacionadas com o crescimento, o emprego e o investimento", disse o governante, que falava na sessão de encerramento da primeira conferência "Energia para o desenvolvimento da CPLP", que decorreu durante dois dias no Centro de Congressos do Estoril.
Artur Trindade referiu que o Governo português considera que a CPLP deve ser "um espaço de cooperação empresarial e um foco de cooperação para o crescimento e o emprego".
Esta posição está além das "tradicionais funções", muito ligadas aos projetos culturais que têm vindo a ser "uma marca desde o início da nossa comunidade", salientou.
O responsável assinalou que ainda se está numa "fase inicial" deste tipo de trabalho e de projetos e admitiu: "Há muito a fazer no sentido de fomentar o bem-estar dos nossos países e das nossas populações para dinamizar o valor e o emprego das nossas economias".
O secretário de Estado realçou a existência de uma vasta área de cooperação que se pode estabelecer, desde o petróleo, gás, energias renováveis, eficiência energética, regulação técnica, entre outras.
JS// CSJ