Díli, 25 jun (Lusa) - A União Europeia, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, entrega hoje à Rádio e Televisão de Timor-Leste um sistema completo para a digitalização de arquivos audiovisuais.
A entrega do equipamento insere-se no Componente de Comunicação Social do Programa de Apoio à Governação Democrática de Timor-Leste, cooperação delegada pela União Europeia em Portugal, nomeadamente no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (IC).
O programa prevê ainda a formação dos colaboradores da RTTL na área de sistemas de informação e de arquivo e o reforço da equipa de arquivo com seis estagiários da UNTL.
Isso "permitirá dotar a televisão pública de equipamento tecnológico e recursos humanos capacitados para se proceder à preservação de documentos históricos, que farão parte da memória coletiva do povo timorense", refere um comunicado remetido à Lusa.
Preservar o arquivo, sublinha o documento, ajuda "ao reforço da identidade cultural, melhorando a acessibilidade do arquivo como fonte de informação frequente na produção jornalística da comunicação social timorense e estimulando o interesse pela investigação histórica apoiada em documentos audiovisuais".
ASP // FV.