Sydney, Austrália, 24 jun (Lusa) -- O Governo australiano anunciou hoje que será membro fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII) para o qual vai contribuir com 930 milhões de dólares australianos (643 milhões de euros) nos próximos cinco anos.
"Ser membro do BAII representa para a Austrália uma grande oportunidade para trabalhar com os nossos vizinhos e o nosso maior parceiro comercial para impulsionar o crescimento económico e o emprego", disse em comunicado Joe Hockey , o ministro das Finanças da Austrália, país que será o sexto maior acionista do banco.
Hockey vai participar no dia 29 de junho na cerimónia de assinatura do acordo que regem a organização do BAII em Pequim.
Como membro fundador do BAII, a Austrália terá direito a participar plenamente nas regras de governo e funcionamento da instituição.
O BAII vai ser criado com um capital de cerca de 100.000 milhões de dólares.
A 11 de junho, a imprensa chinesa noticiou que Pequim deverá assegurar quase 30% do capital do BAII, instituição de que Portugal é um dos 57 países fundadores, ficando com "poder de veto sobre as suas principais decisões".
FV (AC) // JPS