Macau, China, 05 ago (Lusa) -- Scott Chiang, um dos atuais vice-presidentes da Associação Novo Macau, vai assumir a liderança do grupo político conotado com a ala pró-democrata a partir de 01 de setembro, na sequência da demissão de Sulu Sou.
Sulu Sou, o mais jovem presidente da Associação Novo Macau, demitiu-se no fim-de-semana passado e Scott Chiang foi o único candidato ao lugar vago, tendo sido eleito em reunião da direção.
Segundo disse Scott Chiang à agência Lusa, Sulu Sou ter-se-á demitido para prosseguir os estudos de pós-graduação em Taiwan.
Nos últimos meses têm vindo a público divergências de opinião entre as diferentes gerações da associação que mais se assemelha a um partido político em Macau, com o até agora presidente Sulu Sou e os deputados Ng Kuok Cheong e Au Kam San -- os únicos do grupo com assento parlamentar -- a evidenciarem divisões.
"A política de Sulu Sou era também a minha política. Não esperem uma grande mudança porque o nosso objetivo era o mesmo. Mas eu tenho 34 anos: não sou da jovem geração de Sulu Sou, que tem cerca de 25 anos, nem da geração mais velha, dos deputados, que anda na casa dos 60", disse, afirmando também a diferença de personalidades.
Scott Chiang, que era vice-presidente da Novo Macau desde a liderança do ativista e ex-candidato a deputado Jason Chao, tem um ano de mandato pela frente, até ao verão de 2016.
Na atual direção mantém-se o também vice-presidente Bill Chou.
Quanto ao cargo de vice-presidente deixado vago por Scott Chiang será decidido em reunião de direção agendada para meados deste mês.
FV // EL