Díli, 06 mai (Lusa) -- Timor-Leste organiza este mês em díli uma conferência sobre fronteiras marítimas e a lei do mar, numa altura em que decorre um Procedimento de Conciliação Obrigatória (PCO) iniciado pelo Governo timorense contra a Austrália nas Nações Unidas.
A conferência internacional conta com a participação de vários membros do executivo timorense e de especialistas internacionais, que analisarão aspetos como o contexto regional e global do tema de fronteiras marítimas.
O convidado especial da conferência é o juiz russo Vladimir Golitsyn, presidente do Tribunal Internacional para a Lei do Mar, estando confirmadas intervenções do primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, e do ex-governante Mari Alkatiri, que negociou com a Austrália o tratado de Timor Gap, acordo temporário para o Mar de Timor.
Organizado pelo Gabinete de Fronteiras Marítimas, o encontro contará com intervenções do ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, do chefe da diplomacia timorense, Hernâni Coelho e ainda do ministro de Estado, Coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e Ministro da Administração Estatal, Dionísio Babo.
Participam ainda o professor Vaugham Lowe, da Universidade de Oxford, especialista em direito internacional, o embaixador indonésio Eddy Pratomo, enviado especial para Determinação de Fronteiras Marítimas e a ex-deputada australiana Janelle Saffin.
O professor da Universidade Gadjah Mada, na Indonésia, I Made Andi Arsana, e especialistas da Malásia e Singapura participam também na conferência.
ASP // VM