Díli, 21 abr (Lusa) - O Parlamento Nacional timorense aprovou esta semana por unanimidade uma resolução de apoio à candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
"António Guterres é detentor de uma experiência incomparável no plano internacional, que, aliada ao seu carácter humanista, integridade e elevada capacidade diplomática, o tornam um candidato altamente qualificado para ocupar o cargo de secretário-geral das Nações Unidas", refere a resolução.
"Assim, o Parlamento Nacional expressa o seu apoio e apresenta os maiores votos de sucesso à candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas", acrescenta o texto.
A resolução destaca a "longa carreira política dedicada ao serviço público" do ex-primeiro-ministro português e ex-alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, marcada pela "acérrima defesa dos mais altos valores e princípios universais dos direitos humanos".
O parlamento timorense sublinha que António Guterres, nesses dois cargos, "defendeu e promoveu com determinação os princípios e valores essenciais da paz, da solidariedade e do desenvolvimento sustentável da Humanidade".
"Durante o seu mandato como primeiro-ministro de Portugal, os esforços diplomáticos de António Guterres foram determinantes para colocar a questão da autodeterminação de Timor-Leste em discussão no plano internacional", lê-se na resolução.
Algo que contribuiu "de forma decisiva para a realização do referendo em agosto de 1999 que conduziu à libertação do povo timorense e restauração da independência e, depois, para a intervenção das Nações Unidas no território nacional, de modo a pôr fim à onda de violência que se seguiu à realização do referendo e anúncio dos resultados", nota a resolução.
ASP // MP