A Polícia apreendeu, na manhã de domingo, 47 armas de fogo na sede da Renamo e em duas residências de Afonso Dhlakama, na cidade de Maputo. Entre o material bélico, há 40 armas de guerra do tipo AKM, sete pistolas, centenas de munições, aparelhos de comunicação obsoletos e fardamento militar. Parte do fardamento militar é das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), pertencente à unidade de fuzileiros do Exército. Das 40 armas do tipo AKM, apenas 12 funcionam. As restantes 28 deixaram de disparar após enferrujarem e perderem algumas componentes. Todas as sete pistolas estão operacionais.
Além de armas, foram recolhidas nas instalações-sede da Renamo e na casa de Afonso Dhlakama pedras supostamente preciosas e duas bandeiras com os símbolos do maior partido da oposição em Moçambique.
A Polícia diz que a operação resultou de denúncias de munícipes, que fizeram chegar às autoridades a informação de circulação de homens armados da Renamo entre a sede do partido e as casas de Afonso Dhlakama.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»