Lisboa, 17 jan (Lusa) -- A ministra da Solidariedade Social e Timor-Leste, Isabel Amaral Guterres, inicia na segunda-feira uma visita oficial a Portugal com o objetivo de reforçar a cooperação entre os ministérios dos dois países, divulgou hoje o Governo português.
De acordo com um comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social português, a ministra timorense "realizará uma série de visitas e encontros para conhecer em detalhe os modelos, sistemas e instituições de solidariedade social e compreender os programas e medidas mais significativos desenvolvidos" nesse campo em Portugal.
Durante a visita oficial, segundo a nota, serão ainda assinados instrumentos de cooperação, como o programa bilateral de cooperação e documentos de projeto na área da capacitação institucional que "darão início ao novo ciclo de cooperação entre os dois ministérios".
"O programa bilateral de cooperação financia diferentes projetos de combate à pobreza e de promoção da inclusão social de grupos vulneráveis, designadamente crianças, jovens e idosos, e também projetos de desenvolvimento comunitário", sublinhou o comunicado.
A nota indicou ainda que o programa abrange um conjunto de atividades de capacitação técnica nas áreas da Segurança Social, direitos das crianças, deficiência e apoio às organizações de âmbito social.
O primeiro programa bilateral de cooperação entre Portugal e Timor-Leste teve início em 2003.
O comunicado referiu que a ministra da Solidariedade Social de Timor-Leste fará uma visita na quarta-feira à Fundação O Século e, no dia seguinte, irá ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
CSR // PJA