O Daesh reivindicou a autoria das várias explosões, seguidas de tiroteios, que se registaram hoje no centro de Jacarta. Estes ataques causaram pelo menos sete mortos, incluindo cinco atacantes.
"Os combatentes do Estado Islâmico (Daesh) realizaram ataques armados esta manhã visando interesses estrangeiros, protegidos pelas forças de segurança, na capital indonésia", refere um comunicado divulgado na agência de notícias Aamaaq.
A polícia indonésia afirmava antes de ser conhecido este comunicado, que uma organização local, com ligações ao Daesh, era a principal suspeita de ter perpetrado os atentados terroristas em Jacarta.
"Existe uma forte suspeita de que se trata de um grupo indonésio com ligações ao Daesh (...) este grupo seguiu o padrão dos atentados de Paris", em Novembro, disse o porta-voz da polícia Anton Charliyan.
Charliyan afirmou que o grupo tinha divulgado anteriormente um aviso enigmático, sobre "um concerto na Indonésia", o que levou a polícia a aumentar a segurança antes das celebrações do Ano Novo.
Em Dezembro, a polícia indonésia frustrou uma série de conspirações terroristas, incluindo algumas ligadas ao Daesh.
SAPO TL com SIC Notícias