Sydney, Austrália, 01 jan (Lusa) -- O ciclone tropical Ula, elevado a categoria 3 num máximo de 5, colocou sob alerta as Ilhas Fiji e Tonga, duas nações do Pacífico Sul, informaram as autoridades.
O diretor do serviço meteorológico das Fiji, Ravind Kumar, informou que a categoria do Ula foi elevada, depois de terem sido alcançados ventos sustentados de cerca de 120 quilómetros por hora perto do centro do fenómeno, segundo o portal do jornal Fiji Times.
O ministro da Gestão Nacional de Desastres das Fiji, Maciu Bolaitamana, indicou que a situação está a ser vigiada para que possam ser tomadas "as medidas necessárias" face ao ciclone que, este sábado, deve estar a 105 quilómetros a nordeste de Vava'u (Tonga) e a 401 a leste de Lakeba (Fiji).
Se mantiver a atual trajetória, o Ula vai fustigar com ventos próprios de um furacão o grupo das ilhas Lau, a leste das Fiji, no domingo, segundo a televisão FBC.
As Fiji, uma república com cerca de 881 mil habitantes, e o Tonga, um reino de aproximadamente 105 mil, fazem parte da Polinésia.
A temporada habitual dos ciclones naquela zona do Pacífico decorre entre novembro e abril.
DM // DM