Pequim, 23 out (Lusa) - Os ministros da defesa moçambicano, Salvador Mtumuke, e chinês, Chang Wanquan assinaram um Acordo de Assistência Logística às Forças Armadas de Moçambique, no âmbito de uma visita de trabalho a Pequim.
Uma nota de imprensa do Ministério da Defesa de Moçambique divulgada hoje refere que o acordo é válido para o biénio 2015-2016 e resulta da visita que Mtumuke realizou à China, que terminou hoje.
"Os dois titulares da pasta da defesa reiteraram a necessidade de elevar as trocas de visitas de alto nível da componente política e das Forças Armadas dos dois países e discutiram a necessidade de incrementar a troca de informações no interesse comum", indica a nota.
Na ocasião, prossegue o comunicado, a China manifestou a disponibilidade de continuar a apoiar Moçambique na formação de quadros de diferentes especialidades das Forças Armadas de Defesa de Moçambique nas academias militares chinesas, incluindo a formação de pessoal de saúde militar ao nível de licenciatura e especialistas.
O comunicado adianta ainda que os dois ministros expressaram a vontade de partilha de experiências em participação em operações de apoio à paz.
Na china, Salvador Mtumuke visitou unidades militares do ramo da Força Aérea e do exército chinês, para além da Quarta Universidade de Saúde Militar, uma das mais prestigiadas instituições de ensino de medicina e pesquisa científica.
PMA // JMR