Dezenas morrem após embarcação virar, mas equipes de busca e barcos de pesca conseguem resgatar mais de cem sobreviventes. Acidentes marítimos são comuns na área, devido à falta de manutenção e regulamentação.
Uma balsa com 189 pessoas a bordo virou nesta quinta-feira (02/07) pouco depois de deixar um porto nas Filipinas, matando ao menos 36 pessoas.
Equipes de resgate foram enviadas à região de Ormoc, a 560 quilômetros da capital, Manila. Ao menos 127 pessoas foram resgatadas pela Guarda Costeira e barcos de pesca, e outras 26 estão desaparecidas, segundo as autoridades locais.
O naufrágio da balsa M/B Kim Nirvana ocorreu a um quilômetro de Ormoc. A embarcação se dirigia às ilhas Camotes, localizadas 44 quilômetros ao sul, segundo informações das autoridades filipinas.
De acordo com a Guarda Costeira, as causas do acidente ainda não foram esclarecidas. Um porta-voz afirmou que a embarcação de madeira foi atingida por fortes ondas e que o capitão e alguns tripulantes foram resgatados e estão sob custódia aguardando uma investigação.
A falta de manutenção das embarcações e de regulamentação dos transportes marítimos nas Filipinas levou a uma série de acidentes e centenas de mortes nos últimos anos.
RC/afp/dpa/rtr/ap – Deutsche Welle