Díli, 21 set (Lusa) - Delegações governamentais de Timor-Leste e da Indonésia reúnem-se na próxima semana em Díli para analisar várias questões pendentes no que toca à fronteira terrestre entre os dois países, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.
Trata-se de um encontro do Comité Fronteiriço Conjunto que analisará vários aspetos pendentes no que toca à definição das fronteiras terrestres bem como outros assuntos relacionados com a gestão transfronteiriça.
Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense disse à Lusa que a delegação indonésia para o encontro chega a Díli a 28 de setembro mantendo uma reunião informal no dia 29 antes dos encontros plenários previstos para 30 de setembro e 01 de outubro.
Um dos temas que deverá figurar na agenda é a simplificação do processo para os timorenses conseguirem viajar de e para o enclave de Oecusse, atualmente um processo muito burocrático e custoso.
Questões como a situação dos habitantes da aldeia de Naktuka (na zona de Amofoang Oriental), que é disputada pelos dois países bem como a definição de vários pontos na fronteira ao longo do Rio Noel, próximo de Citrana, no enclave de Oecusse.
Esta zona em particular tem sido alvo de disputas constantes dadas as várias interpretações que têm sido feitas do acordo entre holandeses e portugueses que em 1904 definiu a fronteira.
Na semana passada decorreu em Díli uma reunião técnica entre Timor-Leste e Indonésia mas dessa feita para analisar a questão das fronteiras marítimas, aspeto mais complexo dados os recursos petrolíferos e de gás natural do Mar de Timor.
ASP//ISG.